quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O SOL e a Vitamina D

Ah o sol..Como é bom iniciar o dia com o brilho do sol, aluminando tudo ao seu redor e aquecendo a nossa alma. Uma estrela radiante cheia de energia. E essa energia na forma de luz solar é armazenada em glicose por organismos vivos através da fotossíntese, processo, do qual, dependem todos os seres vivos que habitam o nosso planeta.

É através dos raios ultravioleta sob a pele que é formada no organismo a vitamina D3, conhecida como a "vitamina do sol". A pele produz a vitamina D numa rapidez extraordinária. A produção após poucos minutos de exposição solar excede facilmente as fontes alimentares. Por exemplo, pessoas que tomam banho de sol no verão produzem cerca de 20.000 UI de vitamina D em 30 minutos de exposição, o equivalente a 200 copos de leite ou 50 tabletes de suplementos tomados oralmente. A vitamina D exerce papel importante em doenças com câncer, autismo, asma, esclerose múltipla, doenças cardiovasculares e osteoporose. A principal função da vitamina D é atuar no metabolismo do cálcio e na manutenção da mineralização óssea. A vitamina D não está presente em quantidades suficientes em muitos alimentos ¹.
Fontes alimentares: manteiga, nata, gema de ovo, atum e óleo de fígado de bacalhau.

Então aproveite, fique pelo menos 15 minutos ao dia exposto ao sol, de preferência no horário recomendado, que são até as 10 horas e depois das 16 horas.

Fontes:¹ Suplementação Funcional Magistral dos Nutrientes aos Compostos Bioativos, São Paulo, 2009.

Nenhum comentário: